Iogurte caseiro [atualizado e aprovadíssimo!!!]

Na minha eterna busca por uma alimentação mais saudável e acessível resolvi que "fabricaria" meu próprio iogurte.
Vi várias receitas com medidas diferentes na internet, mas essa foi a que eu achei mais saborosa.
Mão na massa minha gente.

Ingredientes

1 litro de leite [integral ou desnatado]
1 sachê de fermento lácteo probiótico [Bio Rich] ou 1 copo de iogurte natural industrializado [integral ou desnatado]

ps: com o fermento lácteo fica mais gostoso e eliminamos os ingredientes químicos que vem com o iogurte industrializado

Modo de preparo


Coloque o leite para esquentar até 45º C, para quem não tem termômetro é aquela temperatura de mamadeira, pra quem não tem filhos é uma temperatura morna que dê pra colocar o dedo sem queimar, ou seja, ele deve estar morno, mas sem sair vapor. Se preferir pode ferver o leite e deixar amornar até a temperatura indicada.

Coloque em um recipiente de vidro ou plástico, misture o fermento lácteo ou o iogurte que deve estar em temperatura ambiente. Tampe bem o recipiente. Precisamos segurar a tempratura desse leite o máximo de tempo possível, então temos algumas opções para quem não tem iogurteira [eu, por exemplo]. Você pode enrolar esse recipiente com uma toalha, pode também colocar dentro de uma sacola térmica ou ainda colocar dentro de uma caixa de isopor e acomodar num local onde o calor não dissipe rápido, como o forno, por exemplo [desligado, é claro!]. O bacana do recipiente de vidro é que ele segura a temperatura mais tempo.

Espere de 8 a 12 horas e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Se fizer com o fermento lácteo pode esperar só 6 horas.

Pronto!

Se quiser com uma consistência de iogurte batido daqueles de gafarra bata no liquidificador a quantidade que for beber com frutas ou o que preferir.
Para ficar mais saudável use mel para adoçar ao invés do açúcar, ou apenas misture com a fruta sem adoçar por afinal de contas a fruta já tem seu açúcar.

Delicia!

Agora vamos a minha descoberta do ano [rsrs] o iogurte grego caseiro!!

A receita é a mesma, mas depois de esperar as horas necessárias ao invés de levar a geladeira vamos tirar o soro. Coloque o iogurte para escorrer em um pano limpo [pode ser um pano de fraldinha branco limpinho] em cima de uma peneira ou escorredor, depois de mais ou menos 2 horas terá escorrido bem, quanto mais tempo mais consistente. O soro que sobra dá pra usar em outras receitas no lugar de leite ou água, mas eu só usei no pão caseiro.

Reduz bem a quantidade mas vale muito a pena.

Fica ótimo!!

Pesquisei muito na internet e cheguei a essa receita que pra mim é a mais saudável e que mais dá certo, eu faço com o fermento lácteo e coloco para fermentar em um isopor, deixo 6 horinhas e coloco na geladeira e fim!

Deve ser consumido em no máximo 7 dia.

Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas