Déficit de alguma coisa

Desde o jardim da infância foi percebido em mim o tal do déficit de atenção e talvez algum grau de dislexia. Tomei algum tarja preta? Não! Fomos orientados a procurar um acompanhamento psicológico já que eu tinha minha primeira infância com algumas histórias confusas que eu poderia estar tendo dificuldade de lidar. Portanto, tive que me esforçar muito pra passar pela escola e pela vida e absorver as coisas que me diziam ser importante [matemática, física, química etc], confesso pela primeira vez que foi muito sofrido, principalmente na adolescência que é quando sua cabeça acelera e quer muitas outras coisas além do mundinho escolar.

Lu Cong (Cong Hua Lu) 
Provavelmente alguns dos que me leem devem estar pensando "não seria melhor ter tomado a medicação?", claro que não! Primeiro equívoco pra mim é achar que para ser inteligente e esperto você tem que provar isso para a sociedade tirando notas altas na escola, nem vou debater aqui a falência do nosso sistema de educação. Por que simplesmente não aceitamos que cada ser humano é um mundo diferente e que simplesmente NÃO FUNCIONA ter um mesmo sistema de ensino para todos? Quer dizer que a criança que não se adapta, não se encaixa, não se aquieta com o que é oferecido é doente? Segundo equívoco é a mania nova do ser humano de mascarar sentimentos. Como vamos aprender a lidar e dominar nossa mente se as medicações estão ai "facilitando" tudo?
Sempre dizemos que temos que educar nossos filhos para enfrentarem o mundo, então por que não praticamos isso? Qualquer probleminha vamos lá no "dotô" e nos sentimos até aliviados quando ele encontra um nome para o que estamos sentindo e melhor ainda quando ele vem com um remédio que será nossa "salvação". 
Não, não é fácil pra mim falar disso já que não passei por isso. Sim, eu passei por isso. A pouco tempo atrás fui em um clinico geral ele detectou uma depressão em mim e me passou um tarja preta. Lógico que saí de lá satisfeita  porque agora sim eu ficaria boa e me salvaria de mim mesma. Virei um prato de papa, me tornei uma planta em 10 dias, uma tranquilidade inabalável que incomodou quem estava ao redor e logo me avisaram que aquela não era eu, "pára menina, isso não é pra você!". Parei e tentei lidar com aquilo sozinha, mas sozinha mesmo, sem dividir com ninguém aquela tortura interna. Meses se passaram voltei ao clinico disse o que aconteceu e também confessei que estava me sentindo até pior, a indicação agora era esperar ser chamada para iniciar o tratamento com psiquiatra [!!], vamos a uma espera infinita pelo SUS. Saí do médico puta achando que ele tinha que ter resolvido aquilo por mim. Mas minha ginecologista foi mais compreensiva e passou o tal tarja preta de novo. Olha eu feliz da vida porque agora sim, tudo iria caminhar. Ah tá! Tive uma reação alérgica a medicação que só atinge 0,09% dos pacientes, medicação suspensa, tratamento com inúmeros anti alérgicos e nada fazia efeito, mas de novo tomei minha forma de planta, só levantava da cama porque tinha minha cria pra cuidar. Enfim, tive a sorte de ter coragem a pedir ajuda. A ajuda veio rapidamente, pai e amigos amados me socorreram, me deram injeção de animo. Larguei todos os remédios, voltei a cuidar do meu espírito, da minha alma que estava abandonada e cada dia é uma batalha a ser vencida, um passo de cada vez. Detesto leituras de auto ajuda, mas fato é que se você não se ajuda NINGUÉM e nem NADA vai fazer isso por você.
Hoje no alto dos meus quase 34 anos ainda sofro com o tal déficit de alguma coisa, sou esquecida, desorganizada e indisciplinada mas tento lidar com isso da melhor[ou pior] forma possível, claro que me irrito comigo mesma muitas vezes, mas se conviver com outros não é fácil, imagine com você mesmo?
Tenho amigos que tem também as ditas doenças modernas, depressão, pânico, TOC, e sei lá mais o que e percebi que os que resolveram se ajudar se cuidado de dentro pra fora tentando o auto conhecimento que estão tendo mais sucesso nessa caminhada. Os que ficaram só com as medicações não vivem sem elas.
Não entendo nada de ciência ou medicina, mas minha primeira escolha é o auto conhecimento. Se a sua é o conhecimento do médico, tudo bem, mas vamos nos respeitar e lutar juntos pela informação correta. Sempre peça para o médico dizer exatamente porque está te passando esse ou aquele  remédio, afinal de contas estamos falando da nossa saúde.
O mundo está torto, o ser humano está cada dia mais egoísta, se você é um pouco mais sensível não consegue passar por aqui sem se abalar ou sem se sentir confuso com alguma coisa.
Estou tentando, vou continuar errando mas sempre tentando acertar, só não dá mais pra me acomodar no erro coletivo.
Aqui uma matéria sobre TDAH e a Ritalina ou "droga da obediência" receitada a torto e a direito.
tire suas próprias conclusões e pesquise mais se o assunto te interessar. Ah! também tem mais imagens do artista da pintura publicada lá em cima!

Comentários

Postagens mais visitadas